domingo, 8 de junho de 2008

Resenha do filme “O triunfo da vontade”,de Leni Riefenstahl

“Triunfo da vontade” (no original em alemão “Triumph des Willens”) é um filme de propaganda nazista datado de 1934, documentando o congresso Partido Nazista ocorrido em Nuremberg naquele mesmo ano. É considerado o mais conhecido filme de propaganda política de história.

Sua cineasta, Leni Riefenstahl, é a mais conhecida cineasta propagandista do nazismo.São de sua autoria os mais famosos filmes produzidos por este movimento,dentre os quais Olympia,documentando os Jogos Olímpicos de verão de 1936,na Alemanha; e o aqui discutido. Várias de suas técnicas de filmagem fizeram história por serem incomuns na época,passando a posteriormente a ser usadas em larga escala em filmes, documentários, comerciais e produções cinematográficas em geral.

Os ângulos utilizados por Riefensthal servem para enaltecer a impressão de superioridade e poder que os nazistas tanto estimavam, e que tanto tentavam manter em torno de si. Closes vindos de baixo, câmeras ao nível do chão quando filmando soldados em marcha, todos esses eram artifícios usados para mostrar a imponência do Terceiro Reich.

Os aspectos mais extrovertidos e supostamente bondosos do nazismo também têm grande destaque no filme. Jovens membros da Juventude Hitlerista são mostrados se divertindo em jogos e brincadeiras que fortaleciam o companheirismo e a confiança entre eles. Moradores de cidades do interior são mostrados em desfile usando exuberantes roupas típicas, uma tentativa de resgate dos valores da Alemanha anterior à modernidade.Trabalhadores são mostrados fazendo discursos e entoando canções de apologia a união, e posteriormente sendo incentivados por Hitler a terem orgulho de sua condição.

No entanto a característica mais visível no filme é a extrema organização dos eventos nazistas. Durante as paradas os soldados marchavam sempre na mesma formação e velocidade, dando a impressão de autômatos que nunca se cansam. Durante as aparições públicas do Führer a multidão sempre se comportava e não fazia nenhum tipo de tumulto, seja em desaprovação, ou numa tentativa de ganhar a atenção de Hitler, como visto em diversos movimentos políticos. Nenhuma manifestação fora de lugar acontecia, nenhum imprevisto parecia ser tolerado.Todos estavam sempre em seus lugares e todos sabiam exatamente o que fazer durante todo o tempo.

É um filme brilhante de propaganda política, que mostra todos os aspectos que seriam considerados “positivos” do Terceiro Reich.

Nenhum comentário: